domingo, 27 de maio de 2012

EXPANSÃO DO METRO DIVIDE A OPINIÃO DE PASSAGEIROS


As simultâneas obras do Metrô serão benéficas a cidade, mas nem todos os passageiros concordam com isso
Foto: Reprodução

Não é novidade para ninguém que se deslocar ao longo da cidade de São Paulo está cada vez mais difícil. Além do trânsito caótico que já não tem mais hora e nem dia para acontecer, o transporte público é caro e deixa a desejar.
Tentando minimizar os problemas, meses atrás, o Governo do Estado de São Paulo anunciou a expansão da linha 4 amarela, da linha 2 verde e o início obras do monotrilho, linha ouro, que ligará o aeroporto de congonhas a demais regiões da capital.

Para entender o impacto que as futuras linhas causarão nos itinerários de ônibus urbanos, percorremos a linha 5318/10 que liga a Praça da Sé ao bairro da Chácara Santana, zona sul da cidade. Na metade do percurso é possível notar as mobilizações em torno da expansão da malha ferroviária, três estações da linha 5 Lilás passam por obras – Moema, Eucaliptos e Borba Gato.

Com este crescimento a probabilidade é que os itinerário dos ônibus sofram alterações para facilitar o acesso dos passageiros às estações.

Questionado sobre estas possíveis alterações na linha, o cobrador Anderson Sousa diz: Acho que não haverá mudanças no itinerário, pois a linha passa por estes pontos em obra e da forma que ele está facilita demais a vida do povo que trabalha ou mora nestas regiões. O fluxo de passageiros será bem menor para chegar ao ponto final da Sé.

No entanto, mesmo com o metrô chegando cada vez mais longe, o ônibus ainda é o meio de transporte mais comum entre os passageiros que moram em áreas mais afastadas da cidade. A passageira Larissa Andrade não é tão otimista em relação as obras do metrô: Terei que pegar um ônibus do mesmo jeito para chegar a estação mais próxima. O tempo pode até ser menor, porém eu gastarei mais dinheiro com o vale transporte.

Por Marina Molinari - RA: 435447-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário