terça-feira, 29 de maio de 2012

A BELEZA NOS OLHOS DE QUEM VÊ

A fórmula da beleza
Foto: Reprodução
O que é considerado bonito varia de acordo com a percepção, cultura e valores de cada um. Porém a mídia está ai disseminando através de: programas de TV, novelas, filmes, internet e entre outros. 

Entre um grupo de amigos, por exemplo, contendo seis pessoas, supondo que uma delas segue o padrão estético de magra, altura mediana, cabelos lisos e olhos claros. Aparentemente na descrição á pessoa é bela, mas duas pessoas do grupo não a acham bonita.
A conclusão que podemos tirar é que muitas vezes o que é atraente pra mim, não será pra você. E assim isto varia de acordo com a percepção de cada um, o ditado prevalece nesse caso, o que seria do amarelo se todos gostassem do azul.

Mais o que é beleza? Conforme o dicionário é a combinação de qualidades que impressiona o outro, digno de admiração, atraente e sedutor. A beleza pode ser definida pelos traços físicos, um padrão universal, de cada cultura e sociedade. A moda decide esse assunto muito rápido, de tempo em tempo, o que é belo muda.

Para Platão: "A beleza é a compreensão que cada pessoa, é capaz de formular sobre um conceito. Na Grécia de Platão a noção de belo foi exaustivamente estudada, conceituada e venerada. Formulou matematicamente uma definição, através de escalas e algoritmos se determina o que é feio e o que é bonito. As medidas devem estar dentro da proporção que se encaixam nos modelos determinados".

Já Aristóteles define: "Não pode ser belo algo pequeníssimo, a visão confunde se for exercitada em um tempo quase imperceptível, e o grandíssimo escaparia do olhar". Então o tamanho tem que ser de visão abrangente.

O cirurgião plástico Stephen Marquardt criou uma mascara de beleza facial, baseada em simetria,  que determina a proporção áurea de 1:1,618. A proporção áurea é uma constante algébrica, também chamada de número de ouro que está relacionada com a natureza do crescimento e é referente às proporções do corpo humano. Os rostos que se encaixam nessa mascara são julgados como belo.

Por: Vinicius Camargo - RA: 445120-1
Editora: Flavia Büclhi - RA: A278FJ-2
Grupo: A Ditadura da Beleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário