O Castelinho é um dos pontos turísticos da Paranapiacaba Foto: Divulgação |
Para que a Vila de Paranapiacaba se torne atraente para os turistas e investidores, algo deve ser feito! Pela terceira vez a Prefeitura de Santo André, que é responsável pela administração do local, abriu concorrência para a construção de empreendimentos para o local e não surgiu nenhum empresário interessado.
A vila recebe bastante turistas e estudantes, mas o que falta é estrutura para atrair mais e mais pessoas, segundo o estudante Adailton Neves de 23 anos, ele gostou da Vila de Paranapiacaba, mas por falta de hotel, restaurantes e infraestrutura, ele não indicaria o local para quem gosta de permanecer no local quando viaja, somente para passeios rápidos.
Há cerca de cinco anos, a Prefeitura de Santo André até investiu pesado na divulgação da vila, o fluxo de turistas aumentou, mas depois caiu novamente, segundo especialistas, mesmo com a publicidade em mídia, com a falta de estrutura os turistas acabam não retornando para a vila e a divulgação feita jamais traria o retorno estimado.
No intuito de aumentar o número de visitantes, a CPTM implementou desde de 2009 o trem turístico com o trecho Luz – Paranapiacaba, apesar de todos os ingressos estarem esgotados até julho de 2012, a quantidade de viagens são poucas, apenas 3 viagens no mês e mesmo assim não houve aumento no número de visitantes. Segundo a dona Alzira Menezes, diz que quem já passeou com o trem turístico de Paranapiacaba sabe que não existe estação de trem que abrigue os passageiros, principalmente em dias de chuva. Na estação não existe banheiro ou até mesmo acessibilidade para deficientes, já que a CPTM vende bilhetes para portadores de deficiências.
A Vila de Paranapiacaba tem uma rica bagagem histórica, ainda resta uma arquitetura inglesa e o clima para quem gosta de frio é bem favorável, mesmo com todos os seus problemas de infraestrutura os moradores garantem que vale a pena conhecer a vila, andar de Maria Fumaça, visitar o museu funicular e conhecer todas as maravilhosas trilhas que tem no local.
Por:
Grupo: A Vila de Paranapiacaba
Rosângela de Sousa Santos RA: 4902815
Nenhum comentário:
Postar um comentário