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Os blogs de moda vêm influenciando o comportamento e o consumo de milhares de pessoas ao redor do mundo. Com a internet cada vez mais inserida em no cotidiano das pessoas, surgiu um novo jeito de encarar a moda, de forma que foge do padrão conceitual que estamos acostumados a ver em editoriais de revistas do ramo e em desfiles.
No lugar dos formatos tradicionais, o que vem ganhando cada vez mais espaço são blogueiros e blogueiras que mantém canais exclusivamente para compartilhar sua opiniões sobre o assunto, oferecendo a partir do chamado streetstyle referências e inspirações de uma moda mais comercial e acessível.
No Brasil, por exemplo, o mercado começa a se popularizar. É o que acontece com a F*Hits, plataforma que une blogs de moda a um e-commerce focado em clientes convidados, acumulando 5 milhões de visitantes e cerca de 25 milhões de visualizações únicas de página por mês. De acordo com a reportagem “F*Hits mostra que os blogs de moda estão virando um negócio” publicada na Revista Exame no mês de Março de 2012, a rede já acumulou uma receita superior a 2 milhões de reais em menos de um ano de vida.
Em meio a um mercado concorrido, milhares de blogueiros e blogueiras do mundo todo se acotovelam para poder ocupar seu espaço no mundo da moda, porém entre eles notamos um mercado que foge ao tradicional.
A moda japonesa e o streetstyle do país pode ser colocada num parâmetro diferenciado, os jovens, diante de influências exóticas que partem de diversas referências no Japão e no mundo. Na lista dos 99 sites mais influentes de moda e beleza do mundo criada pelo site Signature9, referência no mundo da moda destacam-se o JapaneseStreets.com em 60º lugar e o TokioFashion.com em 64º. Nestes blogs é evidente a preferência dos jovens japoneses pelas cores e mistura de textura, os estilos mais fotografados, o Harajuku e lolitas, traz jovens garotas vestidas de modo que lembra a bonecas e para as produções não são dispensados cores de cabelos variadas e roupas com cara de que saíram de produções cinematográficas ou dos chamados animes, desenhos tradicionais japoneses, os estilos se misturam com diversas outras referências da cultura ocidental, como o Punk Rock.
A criatividade nas produções do outro lado do mundo também são fontes de inspiração para jovens aqui no Brasil, é o caso dos blogs “Tokio Fashion Girls” e “A Moda Japonesa” que são mantidos por brasileiras que utilizam o streetstyle japonês como referência principal em suas produções, além de divulgar cosméticos e produtos tecnológicos populares do país.
Ir em busca de imagens de looks em países tão distantes e diferentes do Brasil reforça a necessidade da juventude de querer pertencer a grupos e mesmo assim ser diferente. A moda japonesa oferece uma variedade e um certo humor em suas produções que colaboram para a criação de uma identidade única e variada entre os jovens influenciados por ela.
Por: Ana Paula - RA:
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