domingo, 27 de maio de 2012

PROIBIDA PARA MAIORES

Academia de ginástica para crianças vira um bom negócio
Foto: Reprodução



Sucesso em vários países e contando com poucos números no Brasil, surge oportunidade de negócio com tendência de crescimento no mercado nacional, as academias para crianças. Com atmosfera pensada exclusivamente para o desenvolvimento integral dos pequenos, incluindo aspectos artísticos, culturais e, claro, físico e motor, as academias infantis atraem pais em busca de local seguro e exclusivo, que atenda às necessidades de rotina de seus filhos pequenos.

Marcello Cafaro, proprietário da Bem Me Quer Sports, uma das pioneiras no Brasil, há 14 anos no mercado, comenta que esse é um serviço que facilita a vida dos pais, pois as crianças estão seguras, desenvolvendo habilidades motoras e em convívio social com outros colegas. “Nosso carro-chefe são os esportes como balé, judô e natação. Mas disponibilizamos práticas circenses, ginástica artística e capoeira”, diz.

Já as que precisam se exercitar por recomendação médica como crianças obesas, encontram ambientes que proporcionam a prática treinamentos sem que pareça obrigação. Mas, para Leandro Japequino, da My Gym, um dos principais atrativos da academia para crianças é a oportunidade dos pais entenderem melhor problemas ou a fase em que seus filhos se encontram. “Eles aprendem a lidar com determinados comportamentos do filho como falta de sono, hiperatividade ou até mesmo as birras”. 

Cuidado e fidelização

Cafaro comenta que o ponto de partida para a ideia da academia infantil foi quando viu a necessidade que os pais modernos têm de deixar seus filhos sob os cuidados de alguém enquanto ambos estão trabalhando. “Atendemos crianças de 2 a 12 anos, mas, depois de alguns anos no mercado, resolvemos prestar nossos serviços em condomínios aonde atendem todas as idades”, informa.

Frequentemente, na academia Bem Me Quer Sports, são realizados campeonatos, mostras de dança com as alunas de ballet e aulas abertas, nas quais os pais participam. Assim, segundo o empresário, é possível fidelizar seus clientes. “É neste momento que eles sentem a evolução que o filho teve no esporte que ele está praticando. Então, entendemos que a fidelização vem aí. Programamos o calendário de modo que todas as modalidades sejam contempladas com essa visita”. E completa: “Temos um índice alto de renovação de matrícula”.

Segurança e metodologia

Por se tratar de uma academia cujo atendimento é exclusivo à criança, o empreendedor deve atentar para a projeção de espaço, estrutura e segurança adequada. “Aqui todas as escadas são protegidas, há redes nos andares mais altos, temos uma piscina projetada para a adaptação dos alunos que tem um dos lados mais rasos como se fosse uma praia e depois vai ficando mais funda”, lembra Cafaro.

Japequino afirma que, no caso da My Gym, o sucesso do alto índice de retenção e a confiabilidade dos pais se dá por conta do método aplicado em sua academia. “Treinamos os instrutores para serem especialistas e aplicarem o método da melhor maneira. Não é preciso ser educador físico para trabalhar na My Gym, basta ser treinado com base na metodologia”, explica. 

O empresário conta que na My Gym as aulas mudam semanalmente. “Durante um período de dois anos, a criança nunca repete uma aula e já é chegada a hora de mudar de turma, conviver com outra faixa etária”, diz. Para ele, o sucesso de sua empresa é que as aulas vão além de educação física. “Atraímos os clientes porque oferecemos algo instrutivo. Dependendo da faixa etária eles têm até lição de casa”, informa. “Oferecemos um espaço onde os pais possam se integrar com o filho em uma atividade dirigida. Todas as atividades têm um por que e para quê”. 

Resgate

Com o público alvo votado, em sua maioria, para a classe A, os empresários focam seus serviços que preencham a necessidade dos pais de tirar seus filhos dos condomínios e dos apartamentos para resgatar os jogos de rua. Assim, oferecem uma serie de atividades extracurriculares para atender pais intelectualizados e conscientes da importância de ter hábitos saudáveis e que têm disponibilidade financeira em oferecer algo focado no desenvolvimento de seu filho. “Esses pais e mães querem estimular os filhos por meio da brincadeira fora dos ambientes dos parques e shoppings, proporcionando atividade dirigida em um lugar limpo, seguro e saudável”, comenta Japequino. Além disso, a academia pode substituir babay sitters. “Se os pais quiserem sair à noite, eles podem deixar seus filhos aos cuidados dos instrutores My Gym”.

As franquias nesse setor estão aumentando, papais e crianças agradecem!


Por: Lane Lima - RA: A9833H-3

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