Momentos antes da neblina escurecer toda a Vila de Paranapiacaba
Foto: Rosângela Santos |
A Vila de Paranapiacaba foi criada inicialmente apenas para acampar os operários que construíram a ferrovia trajeto Santos – Jundiaí, uma ferrovia importante para a exportação cafeeira. São vários contos e lendas que a pequena população da Vila de Paranapiacaba conta, é noiva que se jogou do morro e virou neblina, é padre que teve um caso, foi assinado e virou “santo” pelos moradores, trens fantasmas que aparecem todas as noites de sexta-feira, enfim, são lendas que tornam a Vila mais interessante para turistas e moradores.
A dona Francisca Cavalcanti de 80 anos, moradora há mais de 45 anos, conta a lenda do trem fantasma. Em 1930 foram construídos os trens de luxo que faziam parte do projeto “Constelação”, eram quatro trens chamados de Satélite, Cometa, Planeta e Estrela. Os trens partiam da estação Luz com destino a Santos, e somente Barões e Ingleses tinham dinheiro para viajar naquele trem de luxo.
Hoje a história é a mesma, porém se passaram 80 anos, e com o tempo a vila foi ocupada por outros moradores e os trens foram abandonados entrando em estado de degradação. Passeios, barões, ingleses e trens, não existem, mas a dona Francisca garante que até hoje todas as sextas-feiras ao anoitecer, e a replica do “Big Bem” começar a badalar as 00h00, o trem Cometa chega à estação de Paranapiacaba, com os Barões do café, como sempre bem vestidos com o seu terno risca de giz e o seu chapéu panamá, e ela como de costume sempre está lá para recebê-los.
A Vila de Paranapiacaba também é famosa pela sua neblina, quando a neblina surge à vila desaparece. Os moradores conta que a neblina é a noiva que foi largada no altar pelo rapaz inglês. Dizia que na época da construção da ferrovia, o lugar era quente e com muito sol. Foi quando uma brasileira se apaixonou por um inglês muito rico, e eles decidiram se casar.
No dia do casamento o rapaz de família nobre resolveu fugiu para a Inglaterra, e deixou a noiva a sua espera no altar. Quando soube, desesperada, saiu correndo morro acima e se jogou de um precipício. E desde então, a noiva vem em forma de neblina para assustar os ferroviários, moradores, e hoje é a grande atração da Vila de Paranapiacaba.
Por: Rosângela de Sousa Santos - RA: 4902815
Grupo: A Vila de Paranapiacaba
Olha,eu não acredito em "fantasmas",mas como falam que essa história e real,eu acabei ficando com um pouquinho de medo.......Quando eu for para São Paulo vou procurar ela,e,pedir para que ela me leve ate lá...
ResponderExcluir