domingo, 27 de maio de 2012

MODELOS E A MODA


Foto: Reprodução

A beleza e a atração física são a percepção de características físicas que uma pessoa, ou grupo de pessoas, considera bela ou atraente. Tal beleza, ou atratividade física, pode incluir varias implicações como por exemplo atratividade sexual, graciosidade ou beleza física. Alguns aspectos de como traços físicos são julgados atraentes são universais, enquanto outros são restritos a culturas, sociedades ou períodos de tempo específicos.

Ao longo do tempo, a beleza sofreu várias transformações tanto em homens quanto em  mulheres. Antigamente, elas precisavam ser gordinhas porque a força era considerada garantia de sobrevivência, em alusão a era greco-romana já que os homens tinham que ser fortes e musculosos. Com o passar dos ciclos, esse padrão feminino foi mudando desde o formato “gordinhas”, para as “pernas finas” até chegar no “corpo magro” dos dias de hoje. Entretanto, os homens tinha que continuar com o corpo magro, sarado e/ou musculoso.

Vida de modelo

Marco Nobre, 30, fotógrafo e filmmaker trabalha como modelo a dez anos. Resolveu, por conta própria, ir atrás de agências em São Paulo. Em dois anos modelando em São Paulo, foi para Itália permanecendo na mesma e viajando para outras megalópoles mundo afora.

1 - Qual você acredita ser o padrão de beleza atual?
A beleza é muito relativa. Eu como fotógrafo de moda posso dizer que adoro fotografar pessoas andrógenas, magras e com uma beleza que não se vê normalmente, porém como gosto pessoal adoro as "brasileiras" no modo de dizer, pessoas com carne e curvas. Creio que não existe beleza externa se não existir o charme e a sensualidade, coisas fundamentais para que a beleza seja vista.

2 - Comparando o padrão de beleza do passado com o atual, muita coisa mudou. Como você essas mudanças?
Muita gente acredita que modelos entendem de beleza assim como os estilistas ou as pessoas que estudam moda entendem. O que posso te dizer sobre isso é que a moda é quem dita o padrão de beleza atual, e o que vejo atualmente, é que a moda ficou mais magra. Na Europa, por exemplo, as modelos plus size não existem, lá só as magras trabalham e não tem chance para as que tem medidas maiores que o padrão. Isso acaba influenciando o padrão de beleza mundo afora, as pessoas querem ser iguais, querem ver aquelas roupas que as modelos vestem, vestidos nelas próprias, então a diferença que eu vejo é que antigamente as modelos tinham mais carne e hoje não.

3 - Como a indústria da moda seleciona uma pessoa para fazer parte dela?
Modelo não precisa ser lindo ou esteticamente perfeito, atualmente encontramos modelos que tem um certo tipo de atitude, ou são skatistas, ou tem boa parte do corpo tatuado, ou tem sexy appeal ou são charmosos. Modelo hoje tem que saber se expressar, ter a atitude correta da roupa que está vestindo. Não adianta ser apenas bonito sem ter expressão ou serem extremamente tímidos. Portanto a escolha não é feita somente através da estética, e sim, também, pela atitude deles.

4 - O que você faz para se manter no padrão para sua profissão? Quais procedimentos estéticos você realizou/realiza?
Eu procuro me exercitar sempre, pois um corpo bacana ajuda muito, pois isso vende saúde. Eu particularmente nunca fiz nenhum tratamento estético. O que eu procuro fazer e sempre fiz é me alimentar bem, fazer exercícios regularmente, usar protetor solar e na idade atual usar um creme antirruga e para evitar maiores danos no futuro.

5Para tentar acompanhar esse padrão de beleza, algumas pessoas tomam medidas drásticas, por exemplo, ficam sem comer, fazem cirurgias plásticas. Você concorda com essa atitude? teve que fazer algo emergencial para garantir um trabalho?
Conheço muitos modelos que tem problemas com acne, problemas de pele e que fazem tratamentos para isso, nada mais que correto. Sei de modelos que fazem tratamento a laser para redução de pelos. Conheço outros que fizeram cirurgia no nariz e orelhas para melhorar o que para eles poderia ser algo que atrapalhava, porem nada muito radical.

Com relação a alimentação, isso ocorre muito com as mulheres, porem em temporada de desfiles os homens também fazem uma dieta radical e que pode ser perigosa. Logicamente não concordo com essa atitude, pois existem outros meios para de manter em forma sem ser radical. Eu como a maioria dos modelos, em época de desfiles, comemos o menos possível, para na época dos trabalhos estar com a aparência seca e definida, e posso dizer que funciona muito, porem o corpo não "gosta" muito não, desregula tudo.

 6 - Um modelo masculino, tem exigências diferentes das modelos femininas. Conte um pouco.
Isso depende muito do pais onde se está trabalhando. Por exemplo em Miami eles gostam mais dos sarados, portanto tanto homens quanto mulheres tem que estar bem fisicamente, fortes. Já na Europa, se você não "entra" na roupa, está descartado, e as roupas são muito pequenas, estreitas tanto para homens como mulheres. Uma exigência que acho que pode ser diferente é a idade. O homem trabalha até os 40 anos, já as mulheres tem vida curta nessa profissão.

7 - Como você considera o seu estilo? Você se considera metrossexual? Em caso positivo, exemplos de situações, de atrasos, preconceito e etc.
Meu estilo é jeans, camiseta básica e tênis All Star. Acho que esse lado de fotógrafo e filmmaker criativo, que tem que deitar no chão, correr, e a facilidade pra me movimentar acabou me deixando com um estilo mais largado contrastando com o que eu vendo como modelo, homem executivo bem sucedido terno e gravata. Acho que esse contraste me faz bem, vivo muito bem os 2 lados. Por isso acho que seu estilo é aquilo que você vive no dia a dia. Não dá pra eu ir fotografar e filmar de terno e gravata, não seria nada fácil. rs

Engraçado essa pergunta sobre ser metrossexual, pois algumas pessoas que me conhecem dizem que eu sou até muito largado para um modelo. Nãoo me considero um metrossexual não, mas conheço muitos que são. Alguns tem problemas com acne, problemas de pele e que fazem tratamentos para isso, nada mais que correto. Conheço outros que fizeram cirurgia no nariz, orelhas para melhorar o que para eles poderia ser algo que atrapalhava, porém nada muito radical. Muitos tiram a sobrancelha, passam creme no corpo. Acho que você tem que fazer aquilo que se sente bem de fazer sem se preocupar com os outros, afinal o corpo é seu e quem vai querer vê-lo saudável e bonito lá na frente é você mesmo.

8 - Para você, beleza é fundamental?
Infelizmente a beleza ainda conta muito hoje em dia. Já tive muitas facilidades com isso e não nego, mas por isso mesmo eu enxergo que isso não é fundamental, isto é, temos que mudar o nosso jeito de olhar as pessoas. Se você namora uma miss brasil que só fala besteira você vai se cansar depois de um tempo. Se você encontra uma pessoa que não é uma miss brasil, mas é companheira, te faz rir o tempo todo, isso fica pro resto da vida, a beleza já dura pouco.

Ainda existe muito preconceito na hora de contratar uma pessoa para um trabalho, ou mesmo fazer parte de uma rede de amigos, mas beleza interna sim e' fundamental, beleza externa não.

Uma dica que deixo é: Se vestir de acordo com a ocasião é fundamental.

Por: Caio Cezar Dias - RA: A3524C-0
Editora: Flavia Büclhi - RA: A278FJ-2
Grupo: A Ditadura da Beleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário