terça-feira, 29 de maio de 2012

TRANSTORNO BIPOLAR

Foto: Reprodução
O transtorno bipolar, antigamente conhecido como psicose maníaco depressiva, é uma doença psiquiátrica que se caracteriza por variações bruscas de humor, com o doente alternando estados depressivos com estados de mania (euforia).

O diagnóstico é difícil, pois muitas vezes o transtorno bipolar pode ser confundido com outras doenças psiquiátricas, como o transtorno de personalidade borderline, que tem características parecidas; ou esquizofrenia, por alguns pacientes apresentarem quadrosde alucinações e delírios durante as crises.

Não se sabe ao certo quais as causas da doença, mas já se sabe que alguns fatores externos como traumas, fim de casamento, morte de pessoa querida, influenciam o surgimento da doença. Outro fator determinante é a hereditariedade, em aproximadamente 80% dos caos, os pacientes tem algum parente com transtorno bipolar.

O tratamento deve ser contínuo, e é feito com remédios anti-depressivos, estabilizadores do humor (anti-convulsivos) e ansiolíticos, que são  ministrados a cada paciente, de forma personalizada, segundo as características de cada estágio da doença, e da resposta a dosagem do medicamento.

Por: Isabel Azevedo Firmino Cordeiro - RA: A22442-4
Grupo: Transtorno Bipolar do Humor

Nenhum comentário:

Postar um comentário