domingo, 27 de maio de 2012

PARANAPIACABA ALÉM DA NEBLINA E DOS TRILHOS DE TREM


Cachoeiras são atrações em Paranapiacaba
Foto: Natalia Del Vecchio

Situada no Alto da Serra do Mar e próxima às cidades de Rio Grande da serra, Santos e Cubatão, a Vila de Paranapiacaba atrai anualmente turistas de diversas partes do Brasil que buscam na beleza de seus recursos naturais diversão, aventura e até mesmo um pouco de repouso.

A Vila, famosa pela arquitetura inglesa e por suas lendas sobre a neblina e os trens, é também muito conhecida por suas longas trilhas e belas cachoeiras.

Opções não faltam àqueles que visitam Paranapiacaba em busca de ar puro e água cristalina. Da trilha da Cachoeira dos Carvoeiros até o Vale do Rio Mogi há muito que explorar, mas, nunca sem um guia.

É grande o número de grupos que se perde durante as trilhas. A maior inimiga dos aventureiros é a neblina, que baixa de repente e bloqueia totalmente a visão dos turistas. Para evitar tais imprevistos a prefeitura de Santo André disponibiliza os monitores ambientais. São moradores da Vila, que foram capacitados para atender ao público oferecendo monitoria especializada para a realização das trilhas nas áreas de preservação ambiental. 

Embora haja incentivo para o Ecoturismo em Paranapiacaba, há por parte dos guias e monitores uma grande preocupação com a preservação da mata que fica localizada em meio a Mata Atlântica.

Durante as visitas monitoradas, os turistas são orientados quanto aos cuidados que devem ser tomados. Mas, a grande extensão da área verde que rodeia a vila dificulta a fiscalização. Desta forma, os moradores acabam tendo que contar com a conscientização dos visitantes que optam por realizar os passeios sem guia.

Atualmente a economia da Vila de Paranapiacaba está totalmente vinculada ao turismo. Além da exploração dos recursos naturais, a prefeitura de Santo André realiza festivais e eventos anuais para atrair o maior número possível de visitantes.

Por: Natália Del Vecchio - RA: 474163-3
Grupo: A Vila de Paranapiacaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário