Top Drags e o bate-cabelo dominam cena Queer
Márcia Pantera protagoniza seu famoso “bate-cabelo” Foto: Reprodução |
Foi-se o tempo em que o estilo “Priscilla, a Rainha do Deserto”, dominava o universo das Drag Queens. Perucas coloridas, plataformas 15 e exageros à parte, o que o público quer hoje é o bate-cabelo.
Difundido pela drag Márcia Pantera nos anos 1990, não há notívago paulistano que não conheça a expressão “bate-cabelo”, que se define por um tipo de apresentação onde as drags deixam a dança de lado para agitar freneticamente seus picumãs (ou perucas).
Após o sucesso de Márcia, cada vez mais drags tem se dedicado ao estilo, alinhando a performance com uma produção que se aproxima ao máximo com o visual feminino. Altas, magras e com make up de arrasar, as Top Drags ganharam um lugar ao sol na cena GLS.
A drag Verônika, personagem do bailarino Ailton Leite, popularizou o estilo Top. Magra e alta, carregava em si ares de modelo. Sua atitude deu novos rumos ao conceito de Drag Queen no Brasil, difundindo a imagem da drag que imitava os gestos e perfis das Super Top Models (mas não os cachês!).
Após sua morte, em 2007, muitas novatas deram continuidade ao seu estilo. Para a drag Alexia Twister, referência no Brasil por suas apresentações que unem dança e teatro, acredita que o conceito de Top Drag foi muito banalizado.
“Quem tinha isso efetivamente era a Veronika, alta, magra, cabelo liso e com aparência de modelo. Eu não sou uma top drag. Não tenho biotipo de modelo, sou baixo, não sou modelo e nem faço o estilo passarela em um show. Trago uma outra concepção”.
Alexia explica que a Drag, na essência, ia além do que Verônika propunha: “ Para mim a drag traz aquele exagero. Quando sou questionada, digo que sou Drag Queen e Transformista. Até porque no início, eu já fui Drag Queen, já usei plataformas altíssimas, makes exageradas e perucas coloridas”.
Pelo sim ou pelo não, as Top Drags animam com nunca a noite GLS de São Paulo com seus bate-cabelos.
Por: Gabriela Ajala - RA: A55977-9
Grupo: Being a Drag - A atuação das Drag Queens na noite paulistana
Grupo: Being a Drag - A atuação das Drag Queens na noite paulistana
Nenhum comentário:
Postar um comentário