domingo, 27 de maio de 2012

PRECARIEDADE DOS ÔNIBUS EM SÃO PAULO


Com o aumento da utilização dos passageiros, aumenta o número das criticas
Foto: Reprodução

São cada vez mais precários os serviços de transporte coletivo em São Paulo. 
Atrasos, desorganização, transito, superlotação e falta de educação são as principais reclamações dos usuários dos ônibus em São Paulo.

Alguns usuários chegam a ficar até 02 duas no trajeto de ida ao trabalho e volta pra casa. "O que me incomoda é a superlotação dos transportes e as más condições dos veículos", reclama um usuário do sistema.

A grande problemática da nossa capital reside em um numero insuficiente de ônibus, péssimas condições das ruas e avenidas, transito caótico e é claro, a superlotação.

As chamadas “latas de sardinhas” estão cada vez mais cheias, o que cresce o número de furtos aos usuários e agressões entre os profissionais que trabalham nas linhas e os próprios usuários.
Os furtos são os crimes mais recorrentes, com o ônibus cheio, cresce o número de vandalismo, já abriram minha bolsa e pegaram meus documentos, dinheiro não tinha mesmo, o que indigna a gente é que são os próprios colegas de “bussão” que faz estas coisas, fala a Dona de casa Zulmira Nobre.

Os pontos de parada também são alvos de criticas, faltam coberturas para abrigar os passageiros. "Não tem nada, é uma bagunça, Quando chove fica pior do que hoje", relata a Estudante Selma de Oliveira.

Mesmo nos Pontos finais as indicações são precárias, é o caso da Chácara Santana, trajeto que vai da Praça da Sé ao extremo Sul de São Paulo, em funcionamento a 35 anos. Os moradores da região relatam que estão esquecidos, que poucas mudanças foram feitas, a prefeitura só quer fazer prédio bonito, arrumar as ruas do centro, por aqui, nem aparar o mato eles fazem, diz o comerciante Sr. Luis Apinha, morador da região há 28 anos.

De acordo com o sistema de dados da Sptrans, atualmente há 14.937 veículos cadastrados, porém não é esta quantidade que vemos nas ruas, ocasionalmente alguns ficam na garagem para pequenos reparos.

Com a utilização do Bilhete único e a opção de fazer a integração sem pagar novamente a passagem, aumentou muito o fluxo de usuários das linhas, muitos optam por “migrar” para o metro, ou utilizar varias linhas de ônibus. É o caso da estudante do Estudante de Direito, Luan Novais, 18 anos, morando no extremo Sul da Capital ele informa que, os ônibus estão cada dia mais cheios e em sua região não há muitas opções, então acaba pegando dois a três ônibus para chegar ao destino (Jardim São João, Zona Norte de São Paulo), com um pouco mais de conforto.

Por: Ítala Xavier – RA: A144533-8

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