domingo, 27 de maio de 2012

UMA ILHA DE CONTRASTE

No Santa Marta diversos problemas contrastam com o franco desenvolvimento ao seu redor
Foto: Reprodução


O morro Santa Marta está situado no bairro de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, o bairro de classe média alta carioca é conhecido por sua famosa enseada de Botafogo, além da vista privilegiada para o Pão de Açúcar e também para o Cristo Redentor.

Escolas particulares, bares, shopping’s centers e uma rede hotelaria diversificada da qual se destacam alguns hostels (pensões para viajantes com pouco dinheiro) fazem parte do entorno do morro.

Na principal via do bairro, a Rua São Clemente é notório o vai e vem de turistas de várias nacionalidades, moradores do morro e também moradores dos prédios que fazem desse bairro carioca um lugar muito atraente para se viver.

Ricos e pobres transitam pelas ruas de Botafogo de modo tranquilo e corriqueiro, novos empreendimentos imobiliários vão sendo erguidos no entorno do morro e com isso a história do bairro vai ganhando novos capítulos. Com a chegada da Unidade Pacificadora as pessoas se mostram mais seguras para caminhas nas ruas do bairro tempos atrás já foi um dos mais violentos do Rio de Janeiro.

O contraste social é grande quando vemos as inúmeras escolas particulares, os condomínios novos que vão disputando entre si qual o mais sofisticado, as padarias voltadas para um público considerado A, os bares e restaurantes caros que impossibilitam que os moradores do Santa Marta possam utilizar de seus serviços.

Todos esses expoentes circundam a comunidade que ao contrário do que muitos podem pensar, não é excluída das atividades sociais fora do morro, pois muitos moradores trabalham e de certa forma convivem com outras pessoas de maneira amistosa e em muitos casos afetiva como é o caso do cabeleireiro André, 26, que trabalha no morro, mas mora nas cercanias do bairro, de classe média, André trabalha no morro á 10 anos e relata que apesar de sua condição social ele sempre foi bem tratado pelos moradores do morro que frequentam o seu salão de beleza. 

“Sempre convivi muito bem com os moradores do morro, mesmo quando não tinha a UPP o pessoal do tráfico me respeitava muito, apesar de eu vir de classe média, me considero igual á todos os moradores aqui do morro e não largo isso aqui por nada”. 

Apesar do contraste social gritante do qual podemos observar ao vermos prédios de luxo, carros importados, hotéis quatro estrelas e etc, o morro Santa Marta sobrevive como todos os seus problemas de infraestrutura, como por exemplo: saneamento básico, instalações elétricas irregulares, lixo nos becos, dentre outros mais.

Em suma, o Santa Marta pode ser visto com uma ilha de problemas sociais rodeada de luxo e requinte, mas que mesmo á passos bem curtos vai sobrevivendo o franco desenvolvimento pelo qual o bairro vem passando.

Por: Leandro Abdon - RA: A1343A-9

Nenhum comentário:

Postar um comentário