Como as novas práticas comerciais da moda podem influenciar como o público lida com a informação
A empresária de moda, e criadora do F Hits, Alice Ferraz Foto: Divulgação |
Com o boom da internet e o fortalecimento das redes sociais as relações entre as marcas e seu público mudaram consideravelmente. O crescimento dos acessos nos canais online de moda corroborou para essas mudanças, estimulando novos negócios para a área.
As informações que antigamente estavam restritas as revistas de moda – no qual acreditava-se que um seleto grupo de formadores de opinião e marcas poderiam influenciar o comportamento, principalmente das mulheres, na forma de se vestir – invadiram o mundo virtual, impactando muito mais pessoas. Os blogs de moda são o grande pivô dessa revolução e tem provocado importantes mudanças nas estratégias de comunicação e marketing das marcas. E as empresas envolvidas nessa cadeia de negócios extrapolaram o campo da moda, e já chegaram à indústria automotiva.
Segundo o IBOPE, em 2012 o cenário fashion deve movimentar, só no Brasil, mais de R$ 100 bilhões. Descentralizada a informação, blogueiras agora ditam as tendências referendando o “look” do momento. E as marcas querem fazer parte desses look, convertendo o aval da blogueira em bons negócios, para ambos.
A venda de espaços publicitários em sites ou blogs não é uma prática desleal, mas o que tem sido questionado é a ética da venda de um espaço publicitário como “dica de amiga”. O leitor desavisado pode achar que a blogueira realmente usa aquela peça ou produto e vai atrás. Muitas vezes o produto é emprestado, enviado de presente pela marca ou mesmo houve a compra do espaço sendo que inclusive o texto do post foi enviado pela marca para que a blogueira possa postar como sendo escrito por ela.
A empresária paulistana Alice Ferraz, criadora do F*Hits, uma rede que reúne 25 blogs de moda, intitulado “a primeira prime network de moda do país” defende dizendo que as blogueiras apenas expõem produtos em seus blogs que gostam ou confiam. Júlia Petit, pioneira dos blogs de moda, diz não ver problemas nessas relações comerciais desde que o conteúdo tenha a ver com o conteúdo editorial do blog e também que fique bastante explícito ser um conteúdo publicitário.
Caso isso não ocorra, marcas podem amargar fortes dores de cabeça, como experimentou a fabricante de sandálias de plástico, Melissa. A marca foi um dos assuntos mais comentados no twitter no dia 8 de fevereiro depois de uma ação de marketing com blogueiras que, segundo veio à tona, não tinham simpatia pela marca. Fãs das sandálias se sentiram ofendidas e passaram a manifestar virtualmente sua indignação.
Por: Carolina Lauriano - RA: T596J6-8
Grupo: Tendência Fora de Moda
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