Fotógrafos e blogerazzis na saída do desfile de Jean Paul Gualtier Foto: Reprodução |
Há 5 anos atrás o Street Style parecia uma revolução. A era digital democratizou a moda e os sites que registravam o estilo pessoal das pessoas viraram febre. Aparecer no The Sartorialist era um grande evento, um espaço com o olhar apurado do fotógrafo Scott Schumann, que registra espontaneamente as pessoas mais elegantes e bem vestidas.
Avançando para o ano de 2011, editores, designer, entre outros envoltos ao universo da moda, voltaram seus olhares para as ruas em busca de inspiração na naturalidade de se vestir das pessoas. Com isso, vimos a ascensão meteórica de blogs de street style. Sites como Jak & Jil, Street Pepper, Stockhonl Street Style e Garance Doré elevarama outro patamar o conceito de “melhor vestido”.
Na última temporada de moda – realizada em março desse ano – Maria Fellows, ex-assistente da editora da Vogue britânica, atacou o termo “blogerrazi” – legião de fotógrafos que surgem durante as principais semanas de moda. Segundo Fellows, a semana de moda foi transformada em um “horrendo circo de atenção à procura de wannabes”, que continua sua crítica falando que não é mais necessário ter um estilo único para que você seja registrado pelas lentes destes fotógrafos, basta vestir a roupa certa, das marcas certas, para fazer parte do “seleto” hall dos mais estilosos. O segredo aqui é pensar que “mais é mais”.
A reflexão que Fellows pretende levantar é um tanto quanto densa e mostra como os valores foram invertidos com a super exposição. O que antes era sinônimo de liberdade de expressão através das roupas que vestimos, hoje é quase que um aprisionamento. Não basta você estar bem vestido, você tem de estar bem vestido de acordo com algumas regras. Já virou piada nas rodinhas de moda que, se você aparecer usando alguma bolsa da marca francesa Céline, há muito mais chances de você ser fotografada.
Por: Carolina Lauriano - RA: T596J6-8
Grupo: Tendência Fora de Moda
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