Em maio, acontece o Encontro de Bruxas e Magos em Paranapiacaba
Foto: Natália Del Vecchio |
Inserida em um Vale da Serra do Mar, a Vila de Paranapiacaba está localizada no município de Santo André-SP. Cercado por um clima de neblina e montanhas nos faz lembrar um clima bastante europeu, vemos que não foi por acaso que Ingleses escolheram Paranapiacaba para fazerem suas instalações durante a construção da ferrovia, fundada apenas para abrigar funcionários da antiga Companhia de trens a SÃO PAULO RAILWAY.
Ligada ao clima frio, e constantemente nublado, a vila hoje conta com muitos visitantes apreciam essa estação, isso tudo dá ao vilarejo o que seus moradores precisam para atrair seus turistas. Sendo assim, aproveitam de toda essa estrutura que o local oferece, promovendo encontros como o Festival de Inverno, que acontece durante o mês de Julho. O festival já contou com grandes cantores da música popular brasileira, mestres em culinárias entre outros atrativos. Mais de 30 mil pessoas são esperadas todo o ano durante os quatro finais de semana em que acontece o festival.
Outros festivais, como o do Cambuci, uma fruta típica da região, que acontece nos mês de abril e recebem também apreciadores de boa culinária, bebidas, e o mais interessante, todo o material produzido durante esse evento é fornecido pela própria natureza. Seus moradores contam que o Cambuci é uma fruta bastante azeda quando retirada e degustada em seguida, mais é incrível com dessa pequena fruta eles conseguem produzir uma boa culinárias aos seus frequentadores.
Hoje a vila não se encontra mais da maneira como foi deixada por seus antigos moradores, pois o seu estado de conservação vem piorando a cada dia, mais aos olhos de algumas pessoas toda essa estrutura deteriorada, trens abandonados, e a sensação de que foram deixados de lado, serve de cenário para um grupo um pouco diferente do tradicional. Estamos falando do encontro Nacional de Bruxas e Magos que acontecem uma vez por ano durante três dias. O encontro traz pessoas de todos os estados brasileiros que fazem parte dessa filosofia de vida, neste encontro são ministradas palestras e rituais.
Por: Beatriz Moura de Oliveira Praxedes - RA: 577132-3
Grupo: A Vila de Paranapiacaba
Nenhum comentário:
Postar um comentário